Temos a seguir o roteiro sobre o trabalho com o gênero Propaganda. Leiam com atenção e vamos conversar no decorrer das aulas sobre cada objetivo e possíveis dúvidas.
1. APRESENTAÇÃO
Por meio do projeto “Estimulando a leitura e descobrindo talentos através do Gênero Textual Propaganda” desenvolveremos um trabalho didático com o gênero textual propaganda nas aulas de leitura e produção texto, para a turma do 1º ano do Ensino Médio. Através deste, faremos uma caracterização desse gênero e seu uso na imprensa escrita e virtual. Para tanto, faremos referências a propagandas que foram publicadas em revistas de circulação nacional, bem como as divulgadas na mídia e na internet, destinadas aos mais diversificados públicos, que por essa razão, apresentam um registro linguístico mais descontraído, próprio de jovens e também outro mais tenso, formal, adaptado ao estilo de adultos mais letrados.
Diante disso, optamos por transformar o espaço da sala de aula numa verdadeira oficina de textos de ação social, viabilizando e concretizando pela realização de projetos e pela adoção de estratégias como pesquisar, analisar, comparar, produzir propagandas e expor em murais dentro da própria escola para que outros alunos possam também despertar para o trabalho com o gênero Propaganda de forma dinâmica, interativa e criativa, onde eles mesmos serão sujeitos principais da aprendizagem.
2. OBJETIVOS
Os alunos devem:
Ø Produzir textos publicitários fazendo uso da linguagem específica do gênero propaganda;
Ø Fazer inferências através de uma leitura crítica e participativa de textos verbais e não-verbais que são produzidos socialmente;
Ø Analisar a estrutura do gênero discursivo propaganda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário