sábado, 31 de março de 2012

Proposta de atividade

1º MOMENTO

 Iniciando a nossa pesquisa sobre o gênero propaganda









Caros alunos!

Atividade extraclasse: Pesquisem propagandas interessantes que poderão ser coletadas em revistas, livros, jornais e  também fotografias de placas e outdoors em sua cidade e/ou bairro. 
Em sala de aula, assistiremos  vídeos que trazem informações importantes sobre o gênero textual propaganda. No laboratório de informática, visitaremos alguns sites que abordam sobre o assunto estudado por nós, como exemplos de sites temos: 


2º  MOMENTO



Agora vamos ao trabalho!
Interação na turma: vamos a troca de informações dos dados coletados por vocês.  Começando por comentar as propagandas escolhidas. A seguir, trabalharemos o conceito desse gênero, suas características, os recursos utilizados na elaboração, tanto de forma oral como escrita das propagandas. Podemos utilizar também seu livro didático.

Objetivos:

· Estimular e fazer circular os conhecimentos prévios dos alunos sobre o gênero textual propaganda;

· Conceituar o gênero textual propaganda compreendendo suas características e os recursos utilizados na sua elaboração.

·   Para a realização desta atividade utilizaremos 02 aulas.

· Nessa primeira situação utilizaremos o feedback oral, contribuindo para a melhor aquisição de informações dos nossos alunos sobre o gênero em estudo através do diálogo

3º MOMENTO




· Agora é sua vez!
Neste momento vocês irão participar de uma campanha que será desenvolvida na escola e na comunidade com a finalidade de arrecadar alimentos para pessoas carentes. Formaremos grupos de 03 alunos para criarem uma propaganda que divulgue a campanha. Para tanto seguirão as seguintes instruções:

a) Pensarão ma imagem e no texto que utilizarão na propaganda, lembrando que esses elementos devem se complementar. A imagem pode ser uma foto recortada de jornais e revistas, um desenho, fotos da internet ou uma ilustração criada pelo grupo;

b) Criarão um título atraente, se possível com jogos de linguagem, isto é, fazendo uso de sonoridades, ambiguidades, trocadilhos, etc;

c) Criarão o corpo do anúncio, detalhando o que é a campanha, por quem está sendo realizada, qual a finalidade, de que modo é possível participar, etc. Informarão um telefone para contato e/ou um local para a coleta de alimentos;

d) Ao escreverem, pensarão no perfil do público e buscarão a linguagem mais adequada a ele;

e) Criarão um logotipo (uma imagem com ou sem palavras) que identifique rapidamente o grupo ou a entidade que está promovendo a campanha.

Montarão a propaganda, com imagem e texto, em uma ou meia folha de cartolina e farão a exposição em sala de aula. Poderão também gravar em vídeo para divulgar no blog.

Objetivos: 

· Conhecer, observar e produzir o gênero textual propaganda de acordo com as características do mesmo;

· Observar como se dá o discurso citado nas propagandas;

· Conhecer e empregar adequadamente a continuidade textual como meio de garantir a coesão textual;

· Levar os alunos a participar da produção de uma propaganda que tragam como  tema uma campanha pública.

 Para a realização desta atividade utilizaremos mais 02 aulas
.
· Nessa segunda situação utilizaremos o feedback escrito, analisando a propaganda quanto: a imagem do texto verbal e não verbal que se completam nesse gênero; se o título é conveniente á leitura; se o anúncio consegue despertar o interesse do interlocutor, se as informações do texto verbal são claras e suficientes; se a linguagem está adequada ao perfil do público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário